Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home3/senior73/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2758

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home3/senior73/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2762

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home3/senior73/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3706

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home3/senior73/public_html/wp-content/themes/senior/framework/includes/minify/src/Minifier.php on line 227
O que é o Romaneio de Carga? – Senior Advanced
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home3/senior73/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
 em Blog

rganização e controle são fatores imprescindíveis nos processos de entrega de produtos. Sem eles, as mercadorias podem ser trocadas, chegarem com atraso ou até serem desviadas durante o trajeto. Quanto mais envios devem ser feitos, maior a possibilidade de alguma falha acontecer nessa operação, caso os devidos cuidados não sejam tomados.

Alguns documentos podem auxiliar nessa logística, entre eles o Romaneio de Carga. Este relatório descreve as características das mercadorias que estão no carregamento, facilitando sua identificação e localização entre os outros produtos que estão no lote. Isso ajuda a agilizar a conferência das cargas, também por parte da fiscalização no momento de embarque e desembarque.

O Romaneio de Carga possui grande importância na exportação e no trânsito de produtos no território nacional. Em inglês, o documento equivalente é chamado packing list, enquanto em espanhol, é nomeado como lista de empaque.

Para que serve o Romaneio de Carga?

Por facilitar a conferência e fiscalização das mercadorias, consequentemente o relatório tem diversas outras utilidades: ele ajuda a evitar erros na entrega, a prevenir roubos e furtos durante o transporte e também serve como um documento de controle tanto para quem despacha o produto, quanto a quem o recebe.

Aplicação do documento

A legislação não é muito clara a respeito da obrigação da emissão do Romaneio de Carga, usando o termo “quando aplicável” ao descrever seu uso. Esse documento é regido pelo Regulamento Aduaneiro e Instrução Normativa SRF 680.

É indicado utilizar o relatório no casos em que é costumeiro sua emissão, como no desembaraço da mercadoria, na Declaração de Importação e em outros documentos de instrução da Declaração Aduaneira, sendo possível receber multa pela não apresentação do Romaneio de Carga no último caso.

Como emitir o Romaneio de Carga?

Esse relatório não tem um padrão estabelecido pelos órgãos regulamentadores. No entanto, a Receita Federal indica alguns elementos que costumam estar presentes neste documento:

  • Quantidade total de volumes (embalagens);
  • Marcação dos volumes;
  • Identificação dos volumes por ordem numérica;
  • Descrição da embalagem (por exemplo: caixa, pallet), com o peso líquido e bruto, dimensões de cada unidade e o volume total da carga.

O Romaneio de Carga pode ser feito em uma planilha ou então emitido por um sistema online. Por ser automatizado, a segunda opção traz mais agilidade e controle na hora de gerar esse documento, reduzindo ainda mais a margem de erro da operação.

Emita o seu Romaneio de Carga com a Senior Advanced

O sistema Senior Advanced possui o aplicativo Expedição, uma ferramenta criada para facilitar a logística de entrega de produtos, ajudando na gestão dos pedidos e das notas fiscais usadas nesse processo. Com ele, é possível fazer a impressão das etiquetas, cadastro das informações das mercadorias e a emissão do Romaneio de Carga de forma mais rápida e eficiente. Tudo isso ajuda a otimizar a operação e a evitar falhas, como envios errados ou trocados.

Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema de gestão online Senior Advanced, potencializando ainda mais suas funcionalidades. O software tem módulos específicos para todas as áreas de uma empresa, desde financeiro ao estoque.

O módulo de estoque possibilita um maior controle dos processos de cadastro de fornecedores e transportadoras e de giro de estoque, ajudando a evitar o encalhamento de produtos ou a falta de mercadorias. Ele ainda oferece relatórios detalhados para melhor visualização do desempenho do setor.

O Senior Advanced ainda tem várias funcionalidades, como emissão de notas fiscais, gerenciamento de orçamentos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber e ordem de compra. Descubra como o nosso sistema pode otimizar a gestão da sua empresa e teste gratuitamente o software online.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar